Os serviços de home care se tornaram uma tendência e crescem a cada dia no Brasil. De acordo com o Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), por conta da pandemia de Covid-19, a busca pela Assistência Domiciliar aumentou 35% em 2020.

Essa tendência fez surgir, inclusive, um novo perfil de pacientes: os que passaram pela Covid-19, mas apresentaram sequelas da doença. Em alguns casos, essas pessoas ainda mantêm uma rotina de atenção domiciliar com tratamentos de reabilitação, como fonoaudiologia e fisioterapia.

Junto a isso, o crescimento do home care também se deve a uma valorização do atendimento humanizado, com foco no bem-estar e qualidade de vida dos pacientes e profissionais envolvidos nas operações.

Neste artigo vamos conhecer três tendências de gestão para Home Care e quais os próximos desafios para o setor.

Vantagens e benefícios do home care

As vantagens do serviço de home care são inúmeras, sendo uma das principais a humanização do tratamento.

Os cuidados domiciliares possibilitam constante contato com a família e a rotina do lar, e isso contribui para a recuperação do paciente e adesão ao tratamento proposto.

Outras vantagens são:

  • – Atenção individualizada;
  • – Mais segurança para o paciente;
  • – Redução no tempo de internação hospitalar;
  • – Menor risco de infecções hospitalares.

É válido ressaltar que a expansão do home care ajuda a promover a independência dos indivíduos. Com esse modelo de atendimento o paciente ganha em autonomia, conforto, apoio multidisciplinar e redução de custos.

Tendências para Home Care: inteligência artificial

Em um futuro não muito distante, as instituições de saúde poderão oferecer diagnósticos de forma mais rápida e assertiva por meio da inteligência artificial, produzindo melhores resultados.

Através de uma análise detalhada de variáveis como sintomas, idade, estilo de vida, entre outros, os computadores poderão ajudar na descoberta de problemas de saúde. Isso otimiza o tempo dos médicos, que poderão se dedicar mais às estratégias de tratamento dos pacientes. Uma forte tendência para home care e demais instituições de saúde.

Incorporação tecnológica: plataformas em nuvem

Os sistemas de gestão em nuvem utilizam a escalabilidade da computação para otimizar o tempo de resposta.

Como não depende de uma grande estrutura, a tecnologia se concentra nas funcionalidades dos softwares, permitindo interfaces amigáveis a todos os profissionais e retorno rápido aos pacientes.

Sendo assim, os gestores de home care podem focar no que realmente importa: a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos. 

Telemedicina

A telemedicina é também uma tendência no home care. Esse é mais um desdobramento da pandemia, que fez aumentar os casos de atendimento médico remoto.

Os atendimentos domiciliares podem ser feitos através de chamadas de vídeo e outras tecnologias de comunicação, seja pelo computador ou pelo smartphone.

Hoje em dia, existe até pronto-atendimento por telemedicina, uma ferramenta que otimiza os atendimentos e supre a demanda por médicos fora dos centros urbanos.

Desafios do home care

Um dos grandes desafios do home care é a prestação de um atendimento individualizado e humanizado. Como o tratamento é realizado fora de um centro de saúde especializado, alguns atendimentos podem ficar comprometidos.

Nesse caso, é muito importante estar em contato com outros profissionais que compõem a equipe multidisciplinar. E esse é um dos diferenciais do IW Mobile.

Com nosso software, a equipe está totalmente integrada e ciente de todas as informações do paciente e do atendimento.

Além disso, o sistema é conectado com as escalas Nead e Abemid, para classificação do tipo de atendimento que o paciente necessita.

Esta é uma solução que facilita a gestão de escalas de trabalho no home care.

Gerenciar as entregas de materiais de forma eficiente também é um ponto que precisa de destaque quanto aos desafios do home care.

Por isso, a organização da logística é um recurso importante dentro das soluções IW. A partir das informações adicionadas no aplicativo, é possível acompanhar os desdobramentos do processo de dispensação, que é 100% automatizado e rastreável. Ainda é possível prever as necessidades de reposição com antecedência e fazer as entregas de forma assertiva.

Seguindo as tendências para home care, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada para a resolução de problemas e avanço do setor, visto que melhora a comunicação entre os profissionais, otimiza os recursos utilizados e aumenta a eficiência do cuidado.

Se você é gestor ou gestora de home care e ainda não conhece as soluções IW, fale com nosso time comercial. Nós temos soluções que cabem no seu orçamento e podem elevar seus atendimentos a outro nível.