Home Care é uma modalidade de atendimento que visa a humanização da assistência em saúde. 

Traduzido do inglês, Home Care significa “cuidado em casa”, e é exatamente esta a proposta: o paciente recebe toda a atenção necessária para a sua recuperação, com auxílio de uma equipe multidisciplinar e estrutura especializada, no conforto do seu lar.

Neste artigo vamos saber mais sobre as modalidades de Home Care e seus benefícios.

O que é e como funciona o Home Care?

Home Care é uma modalidade de atendimento domiciliar que prevê a continuidade do tratamento do paciente no conforto do seu lar, ao lado da família e recebendo toda assistência necessária para a sua plena reabilitação.

Dentro desse conceito, há modalidades diferentes, que variam conforme a intensidade do atendimento. São elas:

  • Atenção domiciliar: esta é a definição geral do Home Care. Engloba todas as modalidades a fim de executar ações de promoção à saúde, prevenção de doenças ou agravos e reabilitação, todas desenvolvidas em ambiente domiciliar;
  • Atendimento domiciliar: quando o atendimento ambulatorial, como consultas e administração de medicamentos, é feito em domicílio;
  • Assistência domiciliar: quando ocorrem atividades de caráter ambulatorial em domicílio, como consultas e administração de medicamentos;
  • Internação domiciliar: é o atendimento continuado, na residência do paciente, nos casos em que ele necessita de cuidados complexos, como os que são oferecidos em ambiente hospitalar. Esses cuidados só podem ser executados por profissionais de saúde com formação e atribuições específicas;
  • Visita domiciliar: quando o paciente recebe a visita dos profissionais multidisciplinares com o intuito de analisar a situação de saúde e o ambiente em que está inserido, além de prestar assistência clínico-terapêutica e psicossocial.

Quem pode ser atendido em Home Care?

Para receber a indicação para Home Care, o paciente precisa passar por uma avaliação técnica e social. Primeiramente, ele precisa apresentar um quadro de saúde estável, ou seja, que requer atenção, mas que permita completar o seu tratamento em casa sob a supervisão médica e de enfermagem. 

Aqueles pacientes que demandam de atenção crítica e da estrutura acessível apenas em ambiente hospitalar não estarão elegíveis ao Home Care.

Outros fatores que influenciam na recomendação de Home Care são:

– pacientes que necessitam de cuidados paliativos;

– que tenham limitações de origem clínica;

– pacientes com doenças crônicas;

– que tenham passado por processos infecciosos prolongados;

– que demandam a realização de curativos complexos.

A equipe médica, no entanto, pode fazer algumas recomendações antes de liberar o paciente para tratamento em casa, como a presença de um cuidador em tempo integral e uma estrutura básica para seguir com os cuidados em domicílio.

 Home Care x Cuidadores

Vale deixar claro que os serviços de Home Care são diferentes das atribuições de um cuidador. 

Os cuidados executados dentro do Home Care são de atribuição de profissionais de enfermagem e/ou médicos especializados, como:

  • Medicação intravenosa;
  • Manipulação de sondas;
  • Suporte ventilatório e curativos;
  • Aplicação de quimioterapia.

Já os cuidadores ficam a cargo de oferecer serviços de atenção básica a pessoas que, de alguma forma, estão debilitadas, incluindo cuidados com higiene e alimentação, locomoção, companhia e fornecimento de informações à equipe multidisciplinar em caso de intercorrências.

Benefícios do Home Care

A internação domiciliar é um método de tratamento bastante eficaz e traz diversos benefícios aos pacientes que, estando em casa, podem receber o carinho de toda a família.

Veja outras vantagens do Home Care:

  1. Tratamento humanizado

O Home Care permite que médicos, pacientes e familiares tenham um contato mais direto, tornando o processo de reabilitação muito mais transparente e cuidadoso.

  1. Ambiente mais afetuoso

Por estar mais próximo da família e em um ambiente aconchegante, o paciente tem mais facilidade de voltar à rotina e, dentro do possível, criar situações de lazer e bem-estar. Sem contar que o afeto faz toda a diferença nos resultados do tratamento.

  1. Reduz os riscos de infecção hospitalar

Por mais que equipe técnica tenha cuidado, em um ambiente hospitalar existe um grande risco de o paciente contrair uma infecção. Quando o tratamento é feito em casa, esse paciente fica menos exposto a agentes infecciosos e o risco diminui.

  1. Fator psicológico

A proposta do Home Care é oferecer maior qualidade de vida ao paciente durante o tratamento e isso inclui o fator emocional. Sendo cuidado em casa, a pessoa enferma se sente mais animada para seguir as orientações médicas e, com isso, a recuperação se torna mais eficiente.

Como os sistemas IW auxiliam no Home Care?

Os sistemas IW existem para facilitar os atendimentos em saúde, inclusive o Home Care. Para este tipo de atenção, existe o IW Care, um sistema amplamente integrado que gerencia todos os processos da internação domiciliar, abrangendo desde a avaliação inicial, formalização e execução de todos os serviços do Plano de Atenção Domiciliar (PAD).

Um dos pontos fortes do IW Care é a possibilidade de monitorar a rentabilidade e os custos de todos os fluxos de forma segura e com dados acessíveis 24 horas por dia. Assim, você acompanha a saúde financeira da sua empresa de forma rápida e prática, e deixa todos os processos alinhados com uma solução completa para o seu Home Care.

E já imaginou contar com uma solução que também traz mobilidade a toda a equipe? Com o nosso aplicativo IW Mobile, os profissionais têm acesso – na palma da mão – à sua agenda, prescrição médica e evoluções clínicas dos pacientes, visualiza os exames e muitos outros recursos.

Tudo para deixar o Home Care mais ágil e preciso. Fale com nossos especialistas.