Fazer o monitoramento de rentabilidade é de extrema importância em todo tipo de empreendimento. Analisar os indicadores e fazer um controle rigoroso das finanças da empresa, facilita na tomada de decisões e auxilia no crescimento de forma sustentável.

Mas o que são os indicadores financeiros e como monitorar a rentabilidade de uma ILPI? É sobre isso que vamos falar nesse artigo. Leia até o final e entenda.

O que é monitoramento de rentabilidade?

O monitoramento de rentabilidade é uma ferramenta que possibilita que a empresa identifique o quanto teve de lucro em relação às receitas geradas. Em outras palavras, mostra o valor líquido recebido por cada residente durante determinado período, já deduzindo todos os impostos. 

O indicador de rentabilidade pode variar de acordo com perfil dos residentes (nível de complexidade do plano de cuidados) e grau de conforto das acomodações e serviços contratados. Podemos ter setores com margens mais altas e outros com repasses menores.

Uma boa forma de fazer o monitoramento de rentabilidade é contando com a ajuda da tecnologia. Com um sistema de gestão específico, a ILPI consegue gerar relatórios atualizados com informações sobre a real situação financeira da empresa e, assim, planejar as estratégias de forma mais assertiva.

O que é análise financeira e por que ela é tão importante para uma empresa?

A análise financeira nada mais é do que um acompanhamento da saúde econômica de uma empresa. É a forma mais eficaz de entender o funcionamento do negócio, seus lucros e dividendos, viabilidade, estabilidade e oportunidades de crescimento. 

Por fazer parte de uma área estratégica, a análise financeira deve ser uma atividade constante, partindo do planejamento e acompanhamento dos resultados. Só assim é possível identificar o desempenho da organização e a sua capacidade econômica.

Geralmente os indicadores financeiros englobam componentes como: Análise de Rentabilidade, Montante de Capital Investido, Taxas de Amortizações e Retorno sobre o Investimento.

Contar com esses instrumentos de forma precisa, se torna crucial para antecipar desvios de expectativas, detectar a necessidade de investir em soluções e ferramentas estratégicas, bem como corrigir falhas de maneira rápida e eficiente. Bons relatórios financeiros contribuem para uma maior rentabilidade e segurança na gestão de um negócio.

 

Como o IW Senior pode ajudar sua ILPI no monitoramento de rentabilidade?

O IW Senior é um sistema parceiro das Instituições de Longa Permanência para Idosos. Isso porque o software oferece um ambiente completo de orçamentação e controle de custos.

Esse ambiente permite monitorar de forma contínua e precisa a rentabilidade do negócio, calculando e registrando automaticamente tanto os custos diretos dos serviços prestados, quanto o rateio dos custos fixos, levando em consideração o grau de conforto contratado e a complexidade do plano de cuidados de cada residente.

Essas informações são atualizadas de forma totalmente online no ambiente do sistema, garantindo assertividade e agilidade nas tomadas de decisão.

É importante lembrar que os índices de rentabilidade não podem ser calculados de maneira isolada. Com um sistema de gestão integrada, todo os setores da ILPI passam a se comunicar com o financeiro. Esse modelo de gestão torna o cruzamento de dados mais transparente.

 

Veja outras vantagens de ter o IW Senior na sua ILPI:

  • Todos os recursos lançados em prontuário para cobrança são faturados de forma automatizada;
  • Emissão de documentos de cobrança individualizados por residente;
  • Sistema de auditoria eletrônica que identifica previamente inconsistências entre o plano terapêutico planejado e o realizado;
  • Geração automatizada dos valores a pagar aos prestadores terceirizados. 

De forma simples, fazer o monitoramento de rentabilidade da empresa é uma maneira de avaliar se a estratégia financeira está sendo eficaz. Caso os números sejam negativos, é possível corrigir os erros antes que se tornem grandes problemas.

Que tal começar a planejar o futuro da sua ILPI? Entre em contato com nossos especialistas e solicite uma demonstração online do IW Senior. Você vai se surpreender com todas as ferramentas disponíveis para calcular o lucro, a rentabilidade e a capacidade financeira da sua instituição.