13 de dezembro é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. Segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 3,1% da população brasileira sofre com problemas relacionados à visão. Destes, 9,2% são idosos e apresentam deficiência visual.

Neste artigo, tratamos sobre o que é Deficiência Visual e como as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), devem se adequar ao cuidado de hóspedes nestas condições.

O QUE É DEFICIÊNCIA VISUAL?

A deficiência visual pode ser definida como a perda total ou parcial da visão e pode ser congênita, ou seja, desde o nascimento ou adquirida com o passar dos anos.

No Brasil, existe dois termos para classificar os tipos de deficiência visual:

  • Cegueira: Termo utilizado para pessoas com perda total da visão, independente da causa ou motivo da mesma.
  • Baixa Visão:  Para a pessoa que tem sua função visual comprometida, mas que ainda possui a capacidade de usar a visão para executar algumas tarefas.

Nessa classificação não são incluídas pessoas com miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Pessoas nessas condições não são consideradas pessoas com deficiência visual. Isto porque são problemas de visão que podem ser corrigidos por meio do uso de lentes ou de cirurgias.

SINAIS QUE DEMONSTRAM A PERDA DE VISÃO

Como falamos acima, a deficiência visual pode ser desenvolvida ao longo dos anos. Por isso, é importante que os gestores de ILPIs fiquem atentos a sinais que podem comprometer e colaborar para o avanço da perda de visão:

  • Apertar os olhos;
  • Inclinar a cabeça ao tentar se concentrar;
  • Bater em mais objetos;
  • Deixar de ler ou escrever diariamente;
  • Perder objetos mesmo estando próximo a eles;
  • Cair com frequência.

É recomendado que idosos acima dos 60 anos façam exame médico de olho com pupila dilatada a cada dois anos, ou de acordo com a recomendação do oftalmologista. Durante o exame de vista, o médico avalia a saúde dos olhos e identifica quaisquer doenças oculares e condições existentes no paciente.

COMO PREPARAR A ILPI PARA RECEBER IDOSOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), devem adotar práticas inclusivas e específicas para atender às necessidades dos idosos com deficiência visual. Aqui estão algumas áreas de atenção e considerações importantes:

  1. Acessibilidade Física:

Garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual ao espaço da ILPI é fundamental. É necessário que as instalações estejam adaptadas para facilitar a locomoção de idosos com deficiência visual. Isso inclui a colocação de corrimãos, pisos antiderrapantes, sinalizações táteis e uma disposição organizada dos espaços.

  1. Comunicação Adequada:

Ofereça informações por meio de diferentes modalidades, como braille, áudio e grandes fontes, para garantir que os idosos com deficiência visual possam acessar informações importantes. Alguns ajustes nas instalações, como a colocação de sensores de movimento com emissão sonora nos ambientes, pode auxiliar o Idoso a se sentir acolhido, além de nortear sua noção de espaço.

  1. Estimulação Sensorial Alternativa:

Desenvolva atividades que estimule outros sentidos, como o tato e a audição, para compensar a perda visual. Isso pode incluir música, aromaterapia, atividades táteis, entre outras.

  1. Treinamento para Equipe:

Proporcione treinamento adequado para a equipe da ILPI sobre como lidar com as necessidades específicas de idosos com deficiência visual, incluindo métodos de comunicação eficazes e técnicas apropriadas de assistência.

  1. Adaptações nos Quartos:

Personalize os quartos dos idosos com deficiência visual para garantir uma maior autonomia. Isso pode envolver a organização lógica dos objetos pessoais, instalações táteis e posicionamento adequado de móveis.

  1. Acessibilidade Digital:

Se a ILPI mantiver um site ou usar tecnologia para comunicação interna, certifique-se de que esses recursos sejam acessíveis para pessoas com deficiência visual. Isso pode incluir o uso de software de leitura de tela e design acessível.

  1. Atividades Recreativas Adaptadas:

Desenvolva atividades recreativas e de lazer adaptadas, como jogos sonoros, sessões de contação de histórias e eventos culturais que envolvam diferentes sentidos.

AÇÕES BÁSICAS PARA ACOLHER BEM UM IDOSO COM BAIXA VISÃO

O idoso com baixa visão, é aquele que não perdeu completamente a capacidade de enxergar, mas possui uma grande limitação e por isso necessita também de cuidados especiais.

Algumas dicas podem ajudar:

1. Ao se aproximar do idoso, diga o seu nome (se identifique);

2. Se o hóspede utiliza um cão guia, tenha cuidado com ele para que seus acessórios não sejam um obstáculo para o idoso;

3. Seja sempre respeitoso e paciente, principalmente no início da adaptação da perda visual, o idoso pode se comportar apresentando um pouco mais de nervosismo;

4. Não mude os móveis de lugar, a pessoa com dificuldade visual tende a decorar o local dos móveis e essas mudanças podem ocasionar acidentes;

5. Opte cores contrastantes nos ambientes: Isso pode fazer as suas portas, escadas e móveis mais fáceis de serem vistos;

6. Mantenha as salas bem iluminadas. Use luz noturna nos quartos, corredores e no banho à noite;

7.Deixe os espaços pela casa mais amplos e livres. Se for necessário retire algumas mobílias, como mesa de centro, tapetes ou objetos de decoração de grande porte que possam obstruir os caminhos;

O cuidado integral que se torna necessário para uma pessoa com dificuldades visuais e portanto não deve ser negligenciado. A equipe da ILPI, deve estar sempre atenta e acompanhar as movimentações dos idosos, garantindo apoio quando este lhe for necessário.

Ao adotar medidas inclusivas, as ILPIs podem proporcionar um ambiente mais acolhedor e adequado às necessidades específicas dos idosos com deficiência visual, promovendo sua qualidade de vida e bem-estar. Além disso, as ILPIs, com estruturas adequadas para o cuidado do idoso com deficiência visual, possui grande diferencial no mercado e pode utilizar dos mesmos para gerar negócio para a empresa.

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