A capacitação continuada é uma excelente saída para o aprimoramento e a formação de profissionais. Isso porque os programas focados na capacitação contínua das equipes oferecem oportunidades de crescimento e aprimoramento para os profissionais e, ao mesmo tempo, agregam valor ao conhecimento intelectual do negócio e à experiência de gestão.
Entenda o que é capacitação continuada e como ela pode auxiliar no crescimento de sua empresa.
O QUE É CAPACITAÇÃO CONTINUADA?
A capacitação continuada ou treinamento contínuo é um processo dinâmico de aprimoramento dos profissionais e equipes. Isso ocorre porque é uma ferramenta eficaz que permite a fuga dos meios tradicionais e mecânicos, cooperando para a formação objetiva dos profissionais.
Por isso, uma orientação contínua torna-se tão eficiente no grande desafio de retenção de conhecimento por mais tempo. Assim sendo, a implementação de um programa de capacitação continuada tende a fortalecer as equipes, aumentar a sinergia e cooperar com a melhoria dos processos.
MOTIVOS PARA INVESTIR NA CAPACITAÇÃO CONTINUADA
Educação continuada é sinônimo de práticas educativas contínuas, isto é, baseia-se em ações práticas que permeiam a rotina e o dia-a-dia dos profissionais, trazendo assuntos de grande valor e importância para o progresso e avanço das equipes. Além disso, investir em capacitação continuada corrobora com:
- Melhorar habilidades e conhecimentos das equipes:
Os programas de educação continuada devem ser estruturados tendo em vista a evolução, de acordo com os padrões do mercado, as tendências tecnológicas e os processos da empresa que desejam ser melhorados. Dessa forma, além de cooperar para a evolução da equipe, os treinamentos atualizam os conhecimentos com boas práticas e fortalecem o crescimento da empresa.
Precisamos ter em mente que, para empresas do setor de saúde, a atualização permeia ainda as normas técnicas de toda a equipe multidisciplinar que atua no cuidado do residente e paciente.
- Baixa rotatividade de funcionários
Os programas de capacitação continuada são excelentes ferramentas para motivar e incentivar os funcionários em seu crescimento na empresa. Isso ocorre porque um funcionário bem treinado e motivado tende a sentir-se ainda mais útil e eficaz em seu trabalho, reduzindo a possibilidade de saída do mesmo.
Significa que oferecer uma capacitação contínua e de qualidade é uma estratégia para reter talentos e deixá-los assiduamente engajados.
- Aumentar a eficiência da equipe
Os treinamentos podem e devem ser usados para aumentar produtividade, melhorar a performance e o desempenho das equipes. O olhar acirrado da equipe para o processo nos permite achar “gaps” de gestão, facilitando e agilizando tarefas e demandas que duravam muito mais tempo.
Além de contribuir para que mais tarefas sejam executadas em menos tempo, maximizando assim o retorno do investimento das empresas e gerando maior satisfação do cliente.
COMO IMPLEMENTAR UMA CAPACITAÇÃO CONTINUADA?
m programa de capacitação contínua eficaz não surge da noite para o dia. É preciso construir um processo sistemático, inteligente e que prepare a equipe.
Treinamentos isolados (para necessidades pontuais) geralmente não alcançam o principal objetivo organizacional: o de preparar e qualificar um time. Alguns pontos são essenciais na hora de implementar uma capacitação continuada:
- Avaliar quais habilidades e conhecimentos precisam ser reforçados:
O primeiro passo é o planejamento. Antes de construir um bom programa de capacitação, é preciso identificar os problemas e as necessidades que justificam o treinamento.
- Definir objetivos que devem ser alcançados com o treinamento:
Quais as necessidades a serem preenchidas pelo treinamento e quais habilidades e conhecimentos devem ser desenvolvidos. Isso irá definir com clareza o que se objetiva e quais os níveis de aproveitamento e desenvolvimento esperado dos colaboradores.
- Criar o plano de ação:
Criar um plano de ação é uma tarefa fundamental. Através dele, definimos quais passos devem ser dados, quais teorias de aprendizagem devem ser abordadas, conteúdo, materiais e outros elementos que envolvem o treinamento em si.
- Implementação do treinamento contínuo:
Essa é a fase em que o plano ganha vida e sai do papel. É importante criar indicadores que possam ser acompanhados e que determinem o engajamento e a evolução dos colaboradores que estão participando do treinamento.
- Avaliar e revisar o treinamento:
O monitoramento contínuo do desenvolvimento dos funcionários. No final, todo o programa deve ser avaliado para determinar os resultados obtidos. É muito importante receber um feedback dos participantes para conhecer a eficácia do programa e do instrutor. Com os resultados e reavaliações, é possível reestruturar para que o treinamento seja ainda melhor aproveitado.
INVISTA NA CAPACITAÇÃO CONTÍNUA DA SUA EQUIPE!
A capacitação continuada agrega valor aos clientes e ao negócio, mas o principal benefício é criar em sua equipe um senso de lealdade, para que sintam a necessidade de continuar progredindo e que são importantes para o sucesso do negócio.
Essa é uma estratégia com data de início, porém sem uma data final. O processo é contínuo e deve ser algo proativo.
Para saber mais sobre como a IW Softwares pode te ajudar na transformação de sua ILPI ou empresa de Home Care, entre em contato conosco hoje mesmo!