Organizar serviços de saúde é uma tarefa complexa. Por isso, os profissionais da área têm buscado capacitação e soluções de melhoria contínua através da acreditação em saúde.
As organizações desse segmento, sejam elas privadas ou públicas, precisam seguir algumas normas de estrutura e processos. E isso impacta na vida e no bem-estar dos pacientes.
Neste post você vai entender o que é acreditação em saúde, porque ela é importante e como a certificação impacta na vida das pessoas.
Acreditação em saúde
A acreditação é um procedimento de avaliação e certificação para serviços de saúde com base em uma série de procedimentos qualitativos, que são estabelecidos por uma instituição externa.
O processo de acreditação é voluntário, ou seja, a busca pela certificação parte da própria instituição de saúde. E, para receber o certificado, hospitais, clínicas, laboratórios, casas de repouso e outras organizações precisam cumprir alguns requisitos.
Ao contrário do que muitos pensam, a acreditação não tem caráter fiscalizatório. O processo apenas avalia se a organização tem base para oferecer um serviço de qualidade.
A proposta é que esses estabelecimentos se tornem entidades confiáveis por terem uma administração organizada, atualizada e com processos refinados.
Tipos de acreditação em saúde
Existem vários sistemas de acreditação, e cada um deles utiliza critérios específicos de avaliação.
Entre as principais instituições do segmento estão:
– Organização Nacional de Acreditação (ONA)
– Joint Commission International
– Accreditation Canada
– Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (Niaho)
– Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)
Instituições de saúde acreditadas têm uma visão estruturada da gestão e mais eficiência na utilização de recursos. Ao adotar métodos padronizados, é possível reduzir erros e garantir a segurança dos atendimentos.
O certificado de acreditação, porém, só é entregue a hospitais, clínicas, laboratórios e demais prestadoras de serviços de saúde após o cumprimento de diversos requisitos, que veremos a seguir.
Modelo de acreditação da ONA
A ONA propõe um modelo com 3 níveis de acreditação:
– Acreditado: certificação válida por 2 anos para instituições de saúde que cumpram ou ultrapassem 70% dos requisitos de qualidade e segurança;
– Acreditado Pleno: para organizações que cumpram os parâmetros de qualidade e segurança em 80% ou mais; e cumpram ou ultrapassem em 70% os requisitos de gestão integrada;
– Acreditado com Excelência: certificado com validade de 3 anos para quem cumpre os parâmetros de qualidade e segurança em 90% ou mais; padrões de gestão integrada em 80% ou mais; e atendimento em 70% ou mais aos requisitos ONA de excelência em gestão.
Acreditação em saúde: Joint Commission International
A norte-americana Joint Commission International é líder mundial em acreditação, presente em mais de 90 países. No Brasil, um dos seus associados é o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).
No seu modelo de avaliação estão critérios como:
– utilização de indicadores de segurança internacionais;
– respeito aos direitos de pacientes e familiares;
– gestão de medicamentos;
– fácil acesso ao tratamento e continuidade;
– recursos humanos qualificados;
– gestão das informações hospitalares (prontuários).
Accreditation Canada
A instituição canadense analisa três pontos importantes no teste de acreditação, buscando maior eficiência nos processos, redução na burocracia e otimização do trabalho. São eles:
– administração clínica;
– medicina baseada em evidências;
– diminuição da sobrecarga dos profissionais.
Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (Niaho)
A Niaho é uma acreditação internacional com regras voltadas para segurança assistencial, patrimonial e organização de corpo clínico.
A avaliação Niaho considera pontos como:
– gestão de riscos;
– segurança predial;
– proteção do paciente.
Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)
A acreditação em saúde da Healthcare tem como ponto central a utilização da tecnologia para otimizar os processos do trabalho assistencial, trazendo inovação para a área da saúde.
As ferramentas utilizadas para implantar o prontuário eletrônico estão entre os principais parâmetros dessa avaliação.
Acreditação em saúde e o bem-estar do paciente
Quando uma instituição de saúde é acreditada, isso significa que ela cumpre todas as diretrizes para um bom atendimento. Isso traz uma série de benefícios aos pacientes e/ou usuários, como:
– mais segurança nos processos;
– maior qualidade dos serviços prestados;
– estabilidade e maiores chances de crescimento;
– condições de trabalho ideais para crescimento profissional;
– reconhecimento da instituição entre profissionais de saúde e a sociedade.
A tecnologia a favor da saúde
Além de aspectos estruturais, a avaliação para acreditação em saúde também leva em conta a utilização de tecnologias que favorecem o clima organizacional.
Deste modo, entram em cena os sistemas de gestão, visto que são ferramentas importantes para a otimização dos processos.
Com os sistemas IW, por exemplo, é possível acompanhar as rotinas de atendimento, prever a escassez de medicamentos e antecipar as reposições, melhorando, assim, o desempenho de toda a equipe.
Outras vantagens que colaboram para o processo de acreditação em saúde são:
– utilização de prontuários eletrônicos com assinatura digital;
– ferramentas para organização de escalas de trabalho;
– indicadores financeiros;
– prescrição médica em nuvem, acessível para todos os colaboradores envolvidos no atendimento;
– entre outros.
A acreditação em saúde existe não só para comprovar a qualidade de uma organização, mas também é uma ferramenta importante para o desenvolvimento em busca de melhorias para todos.
Quer saber mais? No nosso canal do youtube preparamos uma playlist completa para você!