Nos últimos anos, muito tem se falado sobre os benefícios do atendimento humanizado. Isso vale para qualquer tipo de estabelecimento, mas, principalmente, para aqueles destinados à área da saúde.
Com as mudanças tecnológicas, novos exames, ferramentas e instrumentos foram lançados no mercado, a fim de estabelecer diagnósticos e tratamentos mais precisos. No entanto, isto não deve impedir as relações interpessoais e a boa comunicação entre os profissionais, seus os pacientes e familiares.
Assegurar que a clínica, hospital, casa de repouso ou assistência domiciliar ofereça um atendimento humanizado é tão importante quanto investir em aparelhos e sistemas de gestão.
Além de melhorar a relação com os pacientes, esse tipo de atitude auxilia no tratamento e ainda fideliza essas pessoas para que voltem a utilizar os serviços da empresa prestadora.
O que é atendimento humanizado?
Quando um paciente chega a uma clínica, consultório ou hospital, muitas vezes, já se encontra fragilizado pela doença, o que requer cuidados que vão além do tratamento físico. Ou seja, ele demanda uma atenção especial também quanto à saúde psicológica.
O atendimento humanizado, portanto, é o elo que vai fazer com que a experiência desse paciente seja a menos desgastante possível.
Atender bem, oferecer apoio e indicar o tratamento mais adequado, são os pilares do atendimento humanizado e premissa básica para todo profissional da saúde.
Neste contexto, é importante que toda e qualquer pessoa seja atendida com dignidade, atenção e ética, buscando as melhores soluções para um tratamento mais efetivo.
Ouvir o paciente e seus familiares de forma ativa, buscando entender seus hábitos e questões sociais e culturais – que tenham ou não relação com a sua condição atual -, é o que gera proximidade e confiança entre a pessoa que recebe o atendimento e o profissional que o executa.
Qual a importância do atendimento humanizado?
Muitas vezes, o diagnóstico de uma doença, a investigação dos sintomas ou um tratamento mais agressivo podem causar um desequilíbrio emocional.
A importância do atendimento humanizado surge da necessidade de acolher esse paciente, valorizando suas dores e identificando todas as etapas do cuidado.
Quando é realizado com foco nas reais necessidades de cada um, o atendimento humanizado contribui para o processo de cura e recuperação, visto que o cliente deposita mais confiança na equipe que o atende.
Ou seja, com a saúde mental restabelecida, há uma melhor resposta aos procedimentos clínicos e uma experiência mais agradável.
Benefícios da humanização no atendimento
Fornecer um atendimento humanizado requer uma mudança na política das empresas. De acordo com o Ministério da Saúde, essa deve ser uma diretriz transversal e permanente nos cuidados das instituições.
Dessa forma, é possível proporcionar novas formas de atenção, aumentando os ganhos para a saúde e o bem-estar de todos: pacientes, familiares e colaboradores.
A humanização do atendimento traz diversos outros benefícios, como:
Melhores condições de trabalho
Organizações que priorizam o atendimento humanizado aos pacientes, costumam trabalhar as mesmas diretrizes com os colaboradores, que exercem suas funções mais felizes, com alta produtividade e baixo índice de insatisfação.
Favorece uma relação afetiva com a equipe
O paciente que é atendido de maneira humanizada e individualizada, normalmente, se dedica mais ao tratamento, afastando as chances de abandono e criando uma relação mais afetuosa com a equipe multidisciplinar.
Contribui para a eficácia do cuidado com o paciente
Conforme dito no tópico anterior, como o atendimento humanizado prioriza o diálogo, a assistência ao paciente acaba sendo mais efetiva. Os problemas são identificados mais rapidamente e podem ser tratados de forma precoce, favorecendo a recuperação.
Influência na ética clínica
De acordo com a ética médica, a escuta atenta das queixas dos pacientes é determinante para o sucesso dos tratamentos, pois é possível entender perfeitamente onde estão os problemas e quais as melhores formas de cuidar.
Estabelece uma relação de confiança
Quando o paciente não confia no médico assistente ou na equipe multidisciplinar, o sucesso do tratamento fica comprometido. Isso quer dizer que ele pode não seguir com os procedimentos propostos, abandonar o tratamento ou não relatar possíveis alterações para a equipe.
Quando o atendimento é feito de forma humanizada, a relação entre médico e paciente não se desgasta e o tratamento segue seu fluxo normal, estabelecido através da confiança mútua.
Vale lembrar que, ao buscar uma empresa de saúde, o cliente não está atrás apenas da cura ou alívio dos sintomas, mas também de conforto e apoio emocional.
Como reconhecer um atendimento humanizado?
Uma empresa de saúde que para pra ouvir o paciente, com certeza, está dentro dos padrões de humanização do atendimento. A escuta atenta é um dos pilares dessa forma mais individualizada de cuidar.
Mas o atendimento humanizado não tem a ver apenas com os profissionais envolvidos no processo. Parte também da infraestrutura oferecida pela empresa.
Um ambiente confortável, limpo, com acessibilidade, atendimento ágil e empatia pode mudar completamente a experiência daquele paciente e tornar o processo mais agradável.
De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Verona em parceria com a Escola de Saúde Pública do Johns Hopkins Bloomberg, existem alguns pontos importantes que ajudam a identificar um ambiente humanizado. São eles:
- – Boa relação entre profissional e paciente;
- – Atendimento multidisciplinar;
- – Ambiente com boas condições de trabalho;
- – Infraestrutura adequada e confortável;
- – O bem-estar de todos como prioridade;
- – Boa comunicação entre profissionais e equipes;
- – Comunicação eficiente com os pacientes e familiares;
- – Ambiente que respeita a dignidade das pessoas;
- – Olhar sensível para as questões humanas;
- – Atendimento individual e personalizado;
- – Apoio psicológico.
Atendimento humanizado: como implementar?
Se a sua empresa busca prestar um atendimento humanizado, deve aplicar algumas mudanças importantes.
Capacitação das equipes
O treinamento e aprendizado constantes são pilares de um atendimento humanizado que atenda às expectativas dos pacientes.
Todos os funcionários da instituição devem ser capacitados e munidos de todas as informações necessárias para prestar o melhor atendimento, bem como saibam agir em diferentes situações inerentes ao ambiente de saúde.
Invista em tecnologia
A utilização de ferramentas ultrapassadas dificulta o atendimento e desestimula o trabalho da equipe. Por isso é tão importante investir em tecnologias que otimizam os processos e tornam a rotina de trabalho mais prática e eficaz.
Investir em um sistema de gestão como as soluções IW fortalece o comprometimento das equipes, favorecendo os processos internos e melhorando o trabalho de todos.
Tenha uma boa comunicação
Mecanismos que facilitam a comunicação da equipe multidisciplinar, tanto internamente, quanto com os familiares, auxiliam na execução de um atendimento humanizado.
Oferecer canais personalizados de comunicação, como o IW Mobile e o IW Family, facilita as etapas da assistência, já que os familiares podem acompanhar os atendimentos prestados e tirar dúvidas com a equipe multidisciplinar.
Busque por melhorias
Abra canais de pesquisa com seus clientes, converse com eles e tenha um feedback do que pode ser melhorado. Se abra para sugestões de familiares e das equipes e mude o que for possível. Assim, todos se sentem acolhidos e o atendimento se torna cada vez melhor.
Agora que você já sabe a importância do atendimento humanizado, comece a implantar esta política na sua organização de saúde. Se precisar de ajuda, conte com a IW Softwares.