No Brasil, o número de ILPIs mais que dobrou nos últimos 10 anos. Sinal de que o setor é forte e cheio de oportunidades. Gerir essas instituições, no entanto, é desafiador. Contar com um sistema de gestão como o IW Senior pode ser uma das melhores estratégias para se destacar no mercado.

Mas você sabe quais são os sinais de que a sua ILPI precisa implantar um sistema de gestão? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Leia até o final e entenda como melhorar a administração da sua empresa agora mesmo.

 

O que é sistema de gestão?

Um sistema de gestão começa a partir da organização e otimização dos processos gerando dados de qualidade para os gestores da empresa tomarem decisões estratégicas para a condução da instituição. 

De forma simples, o programa auxilia na otimização das atividades de uma empresa enquanto fornece dados importantes para planejar os próximos passos. E, como é todo digital, esse tipo de ferramenta facilita a execução dos processos, deixando de fora o trabalho com papeis e planilhas.

Tudo isso sem onerar o caixa da empresa, que consegue aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, controlar os gastos.

 

5 Sinais de que a sua ILPI precisa de um sistema de gestão

Se você ainda não trabalha com uma gestão automatizada e inteligente, em algum momento sua ILPI vai dar sinais de desgaste. Para garantir que a sua marca se mantenha firme no mercado, é preciso estar atento a estes problemas:

 

1- Processos desorganizados

A falta de organização é um grande problema no mundo corporativo. Com a alta demanda e o crescimento da concorrência, algumas ILPIs simplesmente não conseguem se organizar na execução de múltiplos processos.

O resultado é uma equipe insatisfeita, baixa produtividade, evasão de receitas e diminuição dos lucros.

Na contramão dessa realidade, quem conta com um sistema de gestão para automatizar esses processos, recebe um gerenciamento empresarial mais eficiente, capaz de prevenir cenários, otimizando o tempo de execução nas tarefas diárias, facilitando o acesso aos recursos disponíveis e ampliando as chances de sucesso.

Com os processos organizados, os gestores ganham mais tempo para se dedicar às novas estratégias, acompanhar a produtividade da equipe e analisar com todo cuidado os indicadores de desempenho, lucratividade e rentabilidade da ILPI.

 

2- Falta de comunicação

Sua equipe ainda trabalha com quadro de avisos e anotações? Integração é a palavra do momento e isso também se faz necessário quando o assunto é a comunicação interna de uma empresa. Quem não investe em um sistema qualificado sofre com ruídos na comunicação e quando falamos de residenciais para idosos a responsabilidade com as informações é ainda maior. 

Trabalhando com uma linguagem integrada, as equipes conseguem passar todas as informações de forma dinâmica, mantendo um padrão de qualidade em qualquer etapa do cuidado.

Implementando um sistema de gestão, esse cenário muda completamente. Com o IW Senior, por exemplo, todas as etapas produtivas são integradas para que, quando um profissional lança o planejamento do plano terapêutico no software, imediatamente todas as equipes envolvidas são notificadas e já podem iniciar seus trabalhos de acordo com o cronograma proposto.

 

3- Falta de planejamento e dificuldades na tomada de decisões

Um bom planejamento, com estratégias seguras e eficazes, se faz a partir de uma minuciosa análise de dados. Quando o gestor precisa verificar diversas planilhas e ficar imerso a uma batelada de papeis, o trabalho começa a ficar difícil.

Se a sua ILPI ainda vive esta etapa dolorosa, é um sinal de que você precisa implementar um sistema de gestão urgentemente. Sem os dados de desempenho da empresa, projetar ações futuras, que visam crescimento e melhorias fica quase impossível.

Com o IW Senior, todas as informações relevantes ao negócio vão para uma base de dados, que cruzados, oferecem indicadores importantes e que facilitam a tomada de decisões. Essa é uma das grandes vantagens de contar com um sistema de gestão integrado.

 

4- Alto gasto administrativo

Você pode achar que investindo em um sistema de gestão vai gastar mais com assinatura e manutenção. Mas é exatamente o contrário.

Muitos dos custos de uma empresa mal gerida vêm das despesas com erros em processos que poderiam ser evitados e burocracias. Quando você conta com uma solução moderna e inteligente, consegue gerar uma boa economia e investir em outros aspectos tão ou mais importantes.

 

5- Prejuízos para uma possível expansão

Com o mercado cada vez mais acirrado, é importante estar atento às novas formas de gestão e aproveitar oportunidades de melhoria na ILPI. Porém, se a sua equipe não estiver preparada para as novas tecnologias, essas oportunidades vão passar batido.

Um histórico de falhas nos processos e a constante correção de erros gera um desgaste muito grande na empresa. A automação das atividades, portanto, chega para trazer um respiro ao mostrar outra realidade, onde é possível mapear procedimentos e investir na expansão do negócio.

Nesse sentido, os softwares de gestão se tornam cada vez mais importante para que empresa não fique estagnada.

 

Sistema de gestão IW Senior

Uma das principais preocupações de um gestor de qualquer instituição é garantir a lucratividade do negócio. Para isso, é necessário investir em um suporte tecnológico completo, que abrange todos os processos do residencial, com análises de cenário que aumentem os resultados. 

O IW Senior é o sistema de gestão necessário para que as equipes otimizem o trabalho e possam se dedicar ao que realmente importa: cuidar de pessoas.