O Novembro Azul é conhecido mundialmente pela conscientização e combate ao câncer de próstata. A campanha também traz um alerta geral sobre os cuidados que os homens devem ter com a saúde. 

O objetivo do ato é trazer informações sobre essas doenças masculinas e também sobre a importância de se realizar diagnósticos precoces, aumentando as chances de cura.

O Novembro Azul existe, ainda, para quebrar alguns tabus, visto que o exame para detecção do câncer de próstata é carregado de preconceitos. Muitos homens preferem evitar o urologista e o exame de toque retal, o que faz com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.

Leia o artigo até o final e saiba mais sobre o Novembro Azul e a importância de prevenir o câncer de próstata.

Novembro Azul e o Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e o mais comum entre homens acima dos 50 anos. No entanto, se descoberto precocemente, a chance de cura pode chegar a 90%.

É uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sinais ou sintomas. Em estágios mais avançados, porém, o homem pode sentir dificuldade para urinar e até apresentar sangue na urina.

Para quem não sabe, a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ela é responsável por produzir e armazenar parte do fluido seminal. Está localizada abaixo da bexiga e è frente do reto. A uretra passa por dentro da próstata, o que justifica a dificuldade para urinar quando o câncer começa a apresentar sintomas,

O câncer de próstata pode se instalar em qualquer área da glândula e, à medida que cresce, ocupa gradativamente outros espaços. Ele pode, ainda, invadir a cápsula que reveste o órgão, chegando aos tecidos ao seu redor, incluindo as vesículas seminais.

Entre os fatores de risco para câncer de próstata estão a idade avançada (50 anos ou mais), histórico da doença na família, aspectos hormonais e o sedentarismo.

Tratamento do câncer de próstata

Depois de diagnosticado o câncer, o médico deve discutir as opções de tratamento com o paciente, que vão depender do tamanho, localização e classificação do tumor, além da condição geral de saúde do paciente.

No entanto, os principais tipos de tratamentos contra o câncer são:

  • Cirurgia: conhecida como prostatectomia radical, essa é uma das formas mais eficazes de tratar o câncer de próstata. Quando a doença é descoberta no início, é possível remover 100% do tumor.
  • Quimioterapia: aplicação de medicamentos anticancerígenos que destroem as células tumorais. Como é um tratamento sistêmico, costuma atingir também as células sadias do organismo. Geralmente, a quimioterapia é aplicada na veia do paciente, mas há casos em que os quimioterápicos são administrados por via oral. 
  • Radioterapia: uso de radiação ionizante para destruir ou inibir o crescimento das células que formam um tumor. Existem diversos tipos de radiação, as mais utilizadas são as eletromagnéticas e os elétrons.
  • Hormonioterapia: opção terapêutica que diminui o nível de hormônios ou bloqueia a ação desses nas células tumorais. O objetivo é tratar os tumores malignos que dependem do estímulo hormonal. A hormonioterapia pode ser usada isoladamente ou combinada com outros tratamentos.

Leia também: Atendimento humanizado: importância e benefícios

Novembro Azul: Prevenção

Como já dissemos, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando os sinais começam a aparecer, a maioria dos tumores já está em fase avançada. 

Nesse período, as queixas mais comuns são dor nos ossos, dores ao urinar, vontade excessiva de urinar e presença de sangue tanto na urina, quanto no sêmen.

O diagnóstico é a única maneira de possibilitar a cura para o câncer de próstata. O exame não previne a doença, mas ajuda a descobri-la no início, o que facilita o tratamento.

Homens, vocês precisam se cuidar.

Por isso, homens a partir dos 40 anos com os fatores de risco citados acima, ou a partir dos 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico urologista para realizar os exames necessários. 

O exame de toque retal é o principal deles e o único capaz de detectar alterações na próstata, como a presença de nódulos e endurecimento da glândula. Também é possível recorrer ao Antígeno Prostático Específico, o PSA, um exame de sangue que pode identificar a presença do tumor.

Se acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a única forma de prevenção do câncer de próstata (e de várias outras doenças) é ter um estilo de vida saudável, com uma dieta rica em frutas, verduras, grãos e cereais, além de diminuição no consumo de gorduras e alimentos ultraprocessados.

Entre os hábitos saudáveis capazes de prevenir o câncer de próstata e outros tipos de câncer estão a prática de atividade física regular, manutenção do peso adequado à altura e tratamento de doenças como hipertensão e diabetes. Além de evitar o consumo de álcool e cigarro.

A campanha Novembro Azul tem data para acabar, mas a prevenção deve ser contínua. Homens, não tenham vergonha e cuidem da saúde como um todo, mas, principalmente quando diz respeito ao câncer de próstata, pois ele tem cura e o diagnóstico precoce pode salvar vidas.