fbpx

Aprender a como evoluir os processos internos por meio da tecnologia é uma premissa básica para qualquer negócio. Quando fala-se em clínicas médicas, é fundamental entender a importância que esse fato tem.

Cuidar das pessoas é a meta principal, porém é salutar ter atenção em várias questões e a administração é uma delas. Afinal, uma equipe bem integrada é fundamental para trazer unidade a clínica médica e os seus colaboradores.

É chegada a hora e o momento de aprender a como evoluir os processos internos por meio da tecnologia. Dessa forma, confira a seguir as premissas para que o mundo digital auxilie a clinica médica a crescer cada vez mais.

Como é possível evoluir os processos internos por meio da tecnologia?

A tecnologia deve ser vista como um meio, ou seja, algo que leva de uma ponta até outra. Por outro lado, é necessário que respeite as finanças e não pode ser um problema, porque a ideia é ser parte da solução.

Para evoluir os processos internos, é fundamental prestar atenção em sete pontos principais que a tecnologia proporciona se o uso for correto. Inclusive, a ideia é justamente de promover uma revolução interna assertiva.

O objetivo é auxiliar cada processo interno e trazer um nível de eficiência mais elevada para a gestão. Sendo assim, confira abaixo quais são os pontos que a tecnologia deve ter para ajudar a clínica médica.

1- Integração

Imagine um lar de repouso para idosos e fica simples de entender as várias partes que trabalham no local. Portanto, equipe médica e de enfermagem estão inclusas, mas a parte de limpeza e fisioterapia também.

A nutrição e a administração demandam atenção especial, porque englobam, com as áreas citadas, as partes de uma clínica de repouso. Ao mesmo tempo, concorda que fica mais fácil de administrar o lar de repouso para idosos!?

Então, esse deve ser o objetivo do software e possibilitar que dê para ter acesso a todas as informações sobre os usuários. Uma forma eficiente de evoluir os processos internos é integrar todos os setores com facilidade.

2- Interface simples

Quanto mais simples for a interface, melhor é para todos os departamentos e traz maior facilidade. Para auxiliar a entender essa questão, confira abaixo um exemplo sobre como o uso é mais assertivo:

  • Os médicos podem acessar as informações sobre o prontuário e entender o histórico desse paciente;
  • Para os enfermeiros é interessante, porque dá para entender as medicações devidas e os cuidados que cada morador necessita.

Certamente que ficou mais simples de entender a relevância que têm para evoluir os processos internos com facilidade. Assim, todos os setores podem ser contemplados e facilita bastante a vida dos colaboradores, certo!?

3- Processos financeiros bem definidos

Uma das principais dificuldades é conseguir que os processos financeiros consigam ser definidos e seguidos. Do mesmo modo, o segredo é acessar as informações e entender como as finanças andam, concorda comigo?

Definir os processos financeiros é o passo antes de entender o que está acontecendo, porém existe um grande problema. Se trata da complexidade das informações e é preciso que seja simples de entender o que significa.

Terceirizar o setor contábil pode não ser aplicável, ou seja, é necessário que a interface seja a mais amigável possível. Ainda mais atualmente, evoluir os processos internos é mais simples quando o software for assertivo.

4- Processos internos bem definidos

Se um time de trabalho tem entrosamento, se alguma “peça” faltar ou errar, é mais simples de inserir outra no lugar e não impactar os resultados. Contudo, existe um problema e se trata de enxergar de “cima para baixo”.

Se os colaboradores não participarem, saiba que a chance de funcionar é menor e pode gerar até na falta de produtividade. Desde os setores operacionais e chegando aos níveis de gestão, é preciso que todos participem.

Lembre-se: evoluir os processos internos é uma meta possível e basta apenas definir os processos internos com assertividade. Em outras palavras, chame a participação e ouça o feedback de todos os colaboradores.

5- Mostrar o que cada usuário realizou

Para entender a produtividade de cada colaborador, há apenas um único caminho: entender o rendimento da equipe. Da mesma forma, é crucial prestar atenção em outro detalhe: acompanhar em tempo real o que é feito.

Imagine naquele dia em que é preciso saber em pouco tempo o que o usuário da clínica de repouso comeu na noite anterior. Em seguida, com um software que mostra é mais simples e pode evitar que algum problema aconteça.

Para evoluir os processos internos por meio disso, a dica principal é buscar um software que traga um histórico de atividades. Essa é a proposta que a tecnologia tem, ou seja, simplificar a vida e não elevar os custos disso.

6- Englobar todos os processos internos

De nada adianta equipar digitalmente a equipe médica e de enfermagem, porém deixar de fora as demais. Por exemplo: a limpeza e o setor operacional são essenciais, pois fazem parte da clínica médica e também participam.

Quando o software tem condição de integrar todos os processos internos e com os departamentos, a assertividade fica maior. Seja desde de abrir a porta ou receitar um remédio, todas as partes sabem exatamente o que fazer.

É possível entender esse fato e um exemplo é um caminho, porque você sabe exatamente o que deve fazer. Juntamente com esse fato, evoluir os processos internos permite que o negócio tenha melhores resultados.

7- Ser financeiramente viável

Por fim, um software deve ser o mais financeiramente viável possível e tem a proposta de diminuir os custos. De nada adianta ter uma tecnologia que facilita a vida e tem um custo de manutenção bastante elevado.

A ideia central de toda e qualquer tecnologia é simples: fazer mais com menos, ou seja, aumentar a qualidade e diminuir os custos. Em resumo: a ideia é trazer resultados melhores e que facilitam a vida dos colaboradores.

Dentro de um lar de repouso da idosos, como você deve saber, a valorização do ser humano é a premissa principal. Evoluir os processos internos é atuar nessa direção e permitir que todos tenham uma estadia mais feliz.

Faça sua parte!

Gostou? Compartilhe!

PLANO SI no Youtube

Acesse nosso canal no Youtube e saiba mais!

Nossa página: http://iwsoftware.com.br/

Blog: http://iwsoftware.com.br/blog

Facebook: https://www.facebook.com/iw.softwaresinteligentes

Instagram ☛  https://www.instagram.com/iwsoftware/

#gestao #iwsoftware #gestaohospitalar #homecare