fbpx

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige conhecimentos de boas práticas corporativas e institucionais. Governança Corporativa e de TI serão importantes na adequação à Legislação.

A LGPD determina que TODAS as Empresas e os Profissionais Liberais e Autônomos promovam não apenas a Segurança dos Dados nas atividades cotidianas, mas também uma boa Governança. Ela é a melhor forma de demonstrar respeito aos direitos dos clientes e colaboradores quanto ao sigilo e à segurança dos seus dados.

Mas, afinal, o que é Governança?

Dúvidas como “Por que falamos tanto dela?” ou “Por que esse termo surge sempre atrelado ao assunto da LGPD?” são comuns. Bem, eu já vou te explicar!

Primeiro, é preciso entender que existem diferentes tipos de Governanças. Temos a Corporativa e a de TI, por exemplo. Vou começar explicando a Corporativa porque acredito que ela seja a mais importante dentro desse contexto.

Governança Corporativa

A Governança Corporativa pode ser entendida como um conceito. Ela é um sistema que busca englobar processos, condutas, costumes e políticas pela qual uma instituição será administrada e monitorada. É a ideia de satisfazer todas as partes interessadas no negócio.

Ao buscar o alinhamento com a LGPD, as empresas estarão desenvolvendo aspectos de uma boa Governança Corporativa. Uma das principais características para se ter uma Governança Corporativa ativa dentro de uma empresa diz respeito à sua capacidade de ser transparente.

Antes da ideia da LGPD, muitas empresas não mediam esforços para capturar dados e informações dos seus clientes/usuários sem o efetivo consentimento. Agora isso vai mudar! Será necessário não somente obter o consentimento formal sobre os dados, como também a finalidade para o que será usado. A transparência também é a base da LGPD.

E a Governança de TI?

Governança de TI também diz respeito ao alinhamento de práticas, como metodologias, métodos, processos, gestão, etc, dentro da área de TI. Então, se você tem uma boa Governança Corporativa, muito provavelmente também deve ter uma boa Governança de TI.

E por que a Governança de TI é tão citada dentro da LGPD? Como bem sabemos, cada vez mais os processos são feitos de maneira que seja evitado o acúmulo de dados físicos. Na maioria dos casos, as informações hoje giram dentro de processos digitais, independente do tamanho ou segmento da empresa.

A Governança de TI tem como princípios garantir controles, minimizar riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, orientar decisões, apoiar o crescimento acelerado e também a transformação do negócio. Portanto, ela está diretamente ligada à implementação e gestão da LGPD dentro da maioria das empresas.

Quer saber como alinhar uma boa Governança com os princípios da LGPD?

Fique ligado e acesse nossas Redes Sociais!

Gostou? Compartilhe!

PLANO SI no Youtube

Acesse nosso canal no Youtube e saiba mais!

Nossa página: http://iwsoftware.com.br/

Blog: http://iwsoftware.com.br/blog

Facebook: https://www.facebook.com/iw.softwaresinteligentes

Instagram ☛  https://www.instagram.com/iwsoftware/

#lgpd #direitodigital #governanca #segurancadainformacao #governança #governançacorporativa #TI #governançadeTI #empreendedor #MarketingDigital #tecnologiadainformacao #planosi #cibersecurity #seginfo #tecnologia #consentimento #adequaçao#legislaçao #lei #dadospessoais #dados