fbpx

Entender a Gestão Hospitalar é mais simples quando utilizamos o exemplo do assunto mais comentado de 2020: a Pandemia. O que era apenas uma ameaça no início do ano, fez do Brasil um dos epicentros do Covid-19.

A imagem de um caminhão do exército carregando corpos na Itália deu medo, mas esse fato ressaltou a importância da ciência. Bem como, mostrou que uma gestão eficiente de um hospital é crucial para enfrentar qualquer cenário.

O texto tem a proposta de mostrar como o ano de 2020 tem dado aula a todos os gestores sobre a importância de se preparar. Dessa forma, confira a seguir como Gestão Hospitalar se tornou cada vez mais essencial.

Por que a Gestão Hospitalar se tornou tão importante em 2020?

Enquanto pessoas sofriam com a Pandemia, outras faziam isolamento e alguns agentes precisavam trabalhar para salvar vidas. A equipe médica estava enfrentando de frete e trabalhando para que o Covid não vencesse.

Nessa hora, a Gestão Hospitalar se tornou essencial e ressaltou a importância de ter um processo que visasse gerir de maneira adequada. Essa foi a chave para que alguns hospitais e clinicas médicas pudessem continuar.

Para descobrir os motivos que fizeram a gestão se tornar tão importante nesse ano, é preciso passar por cinco pontos. Para auxiliar o entendimento ainda mais, confira abaixo o que deve ser refletido para que consiga entender.

1- Aumento de custos ocasionados Pandemia

A última grande Pandemia foi apenas a Gripe Espanhola, no início do século XIX, e era distante para essa geração. Portanto, muitas pessoas nem faziam ideia que algo poderia trazer problemas e prejudicar bastante a vida normal.

Veio o Coronavírus e trouxe uma sensação de medo, porém aumentou bastante os custos que qualquer clínica médica tem. Afinal, itens passaram a ser obrigatórios, por exemplo: álcool em gel, máscaras e etc.

Para as clinicas médicas, é essencial ter esses itens e por isso gerou mais custo, além de ser necessário mudar o funcionamento. Pessoas que estiverem nos grupos de riscos não devem retornar ao trabalho antes da vacina.

Um efetivo menos e o uso obrigatório de alguns itens, em resumo, podem ter elevado os custos e é algo perigoso. 2020 tem mostrado que olhar o passivo é importante e pode auxiliar a empresa a superar um ano ruim, como esse.

2- Perda de renda por parte dos usuários

O PIB do Brasil recuou 9,7% no segundo trimestre desse ano e mostra um fato: o país perdeu capacidade produtiva. Sendo assim, com uma produção menor, há mais chance de algumas pessoas acabarem perdendo o emprego.

A Gestão Hospitalar deve ser mais enxuta, porém existe um problema nisso: o que fazer com os compromissos já acordados? Certamente que o ideal é cumpri-los, mas responda: como é possível cumprir um por um?

Simples: renegocie as dívidas, estique o prazo e demonstre boa vontade de pagar, acima qualquer outra atitude. Acredite: o ambiente econômico como um todo sabe que está enfrentando um momento complicado, não é mesmo!?

No momento, é melhor receber “aos poucos” do que “não receber” e por isso negociar é sempre o melhor caminho possível. Em outras palavras, use o poder de barganha e o principal: mantenha tal atitude para os próximos anos.

3- Senso de que a ciência humana não está preparada para tudo

Embora pareça meio contraditório, é fundamental entender que você pode se prevenir e estar preparado, porém não controla o que pode acontecer. Ninguém tem o poder de prever o futuro e o principal é apenas se preparar.

Por exemplo: uma empresa que deixou capital para sobreviver 6 meses em dificuldade, não pode resistir por maior tempo. Assim, é importante buscar soluções no meio do caminho e procurar mudar a forma de atender.

Entre os médicos há um exemplo e se trata da teleconsulta ou consulta online, pois se tornou comum. Ao mesmo tempo, muitos profissionais não têm cobrado os mesmos valores, porém ganham uma porcentagem dessa forma.

Lembre-se: a ciência humana não está preparada para tudo, ou seja, 2020 mostrou que é preciso estar sempre alerta. A boa notícia é que essa Pandemia trouxe ensinamentos e qualquer pessoa saíra desse ano diferente.

4- Importância do lado emocional dos seus colaboradores

Sabemos que, à primeira vista, é muito comum focar apenas nos treinamentos para que os colaboradores desenvolvam a parte técnica. Contudo, o que é feito para que as habilidades emocionais sejam treinadas?

A Gestão Hospitalar deve focar para que os colaboradores estejam bem preparados emocionalmente para executar as funções. Da mesma forma, eles lidam com pessoas e precisam tratar cada usuário da melhor forma possível.

Seja oferecendo espaços para relaxar ou criando maneiras para que exista relaxamento no ambiente de trabalho, e não apenas a cobrança. Afinal, a ideia é que cada colaborador trabalhe com prazer e tenha leveza no dia a dia.

A importância do lado emocional dos colaboradores se tornou uma premissa básica para 2020 e deve permanecer por mais tempo. Inclusive, um desafio: busque aplicar e confira se os resultados não tendem a melhorar logo.

5- Visão de que por trás de cada pessoa existe uma vida preciosa

Por fim, por trás de cada usuário, gestor e colaborador existe uma pessoa, ou seja, precisa ser trata sob essa visão. Da mesma forma, procure ter a Gestão Hospitalar voltada para o ‘ser humano’, e não só para o profissional.

Lembre-se: se a gestão for feita para as pessoas, é mais fácil de os usuários e colaboradores provarem os benefícios. Por exemplo: rapidez, assertividade, bom atendimento e principal uma imagem positiva que a clínica médica tem.

Se não existe cuidado com esses pontos, a probabilidade maior é de identificarem a sua empresa de outra maneira. Por outro lado, pode ser perigoso e por isso que a dica é ter uma gestão voltado para o ser humano.

A ideia central do texto era mostrar os motivos para que a Gestão Hospitalar em 2020 tenha se mostrado importante. Assim, é apenas refletir e mudar a forma de usar, porque as dificuldades sempre podem ensinar algo.

Faça sua parte!

Gostou? Compartilhe!

PLANO SI no Youtube

Acesse nosso canal no Youtube e saiba mais!

Nossa página: http://iwsoftware.com.br/

Blog: http://iwsoftware.com.br/blog

Facebook: https://www.facebook.com/iw.softwaresinteligentes

Instagram ☛  https://www.instagram.com/iwsoftware/

#gestao #iwsoftware #gestaohospitalar #homecare