Há no mercado uma variedade de soluções que facilitam a gestão de empresas. Algumas delas, porém, podem causar uma certa confusão na cabeça dos gestores: são os sistemas de gestão e sistemas de automação.

A confusão é normal, já que ambos buscam o aumento da eficiência de trabalho, redução do custos e aumento da rentabilidade. Mas, apesar das semelhanças, existem diferenças consideráveis entre um sistema de automação e um sistema de gestão.

É fundamental comparar esses sistemas para ter uma compreensão clara da verdadeira necessidade que cada um atende. E é isto que vamos evidenciar neste artigo.

O que é sistema de gestão?

Sistema de gestão é um software que unifica as informações e facilita o fluxo de trabalho entre os departamentos. Ele combina dados de processos de várias áreas em um sistema de informações abrangente, que engloba toda a empresa, com o objetivo de facilitar o gerenciamento diário de todas as operações.

As informações armazenadas em um banco de dados do sistema de gestão permitem que a empresa e seus usuários obtenham informações de forma rápida, bem como o acesso a funções específicas, como as do setor financeiro, por exemplo.

Com isso, ao invés de ter um software separado para cada departamento, o sistema de gestão reúne todos os dados de forma inteligente, dando à empresa autonomia na execução das tarefas rotineiras e deixando a comunicação mais interconectada.

Considere a possibilidade de que a área financeira, por exemplo, saiba o status de seus ganhos em tempo real e direcione o dinheiro de forma certeira, com total controle sobre o fluxo de caixa. É assim que trabalha um sistema de gestão, interligando setores a fim de antecipar problemas e trazer soluções mais rápidas para a empresa.

As Principais características dos sistemas de gestão:

  • Integração ágil e fácil entre diversas áreas;
  • Flexibilidade na adaptação de negócios;
  • Fluxo de informações exclusivo;
  • Processos automatizados;
  • Monitoramento de dados em tempo real para tomada de decisão assertiva.

O que é sistema de automação?

Um sistema de automação visa melhorar a eficiência e eficácia dos fluxos operacionais, financeiros e de despesas, mas busca, principalmente, a simples organização dos processos.

Esse tipo de sistema atinge o objetivo integrando os vários aspectos individuais de cada processo em um sistema único, integrado, mas não completo.

O sistema de automação é vantajoso do ponto de vista organizacional, mas como a coleta de dados é menos sofisticada, o sistema não gera um acesso amplo às informações. No entanto, também pode reduzir os custos administrativos dos processos internos.

Entre as principais características dos sistemas de automação estão:

  • Informações ao alcance de todos os envolvidos nos processos;
  • Facilidade de personalização;
  • Gestão de prazos e tarefas;
  • Facilidade no fluxo de trabalho.

Diferenças entre Sistemas de automação e sistema de gestão 

Os sistemas de gestão são ferramentas capazes de armazenar dados de áreas distintas em um único ambiente, com a intuito de gerar informações importantes para o desenvolvimento do negócio.

Já os sistemas de automação buscam uma solução integrada para o gerenciamento dos processos, sem o compromisso com a inclusão de dados financeiros ou estratégicos.

Enquanto as soluções de automação são focadas nos processos, os sistemas de gestão trabalham para organizar todas as informações geradas pela empresa. Como tem uma estrutura mais robusta, o software tem a possibilidade de auxiliar todos os setores em várias frentes.

Vantagens de trabalhar com um sistema de gestão completo

Quando o gestor opta por um sistema de gestão para a sua empresa, está contratando um software moldado para todas as suas necessidades, transformando a comunicação interna mais rápida e efetiva, diminuindo custos e criando novas oportunidades de negócio. Além de:

  • Automatizar processos em todos os departamentos;
  • Reduzir significativamente o tempo investido em tarefas que antes eram manuais;
  • Melhorar a qualidade dos dados coletados;
  • Aumentar a produtividade da equipe;
  • Reduzir o tempo na gestão de compliance, fechamento contábil e fiscal, apuração de impostos e contribuições;
  • Evitar o consumo excessivo de papel;
  • Gerenciar as finanças da empresa de forma inteligente e independente.

Leia também: 5 Sinais de que a sua ILPI precisa do IW Senior

Sistemas de gestão voltados para a saúde

Com mais de 20 anos de experiência e credibilidade no mercado nacional, principalmente no setor de saúde, a IW Softwares oferece soluções em tecnologia de sistema de gestão para assistência e atenção domiciliar, hospitais de retaguarda e residenciais seniores.

Um deles é o IW Senior, um sistema voltado para gestão de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Com esta solução, o gestor tem uma visão completa do funcionamento da empresa e coordena o fluxo de informações entre todos os departamentos. 

Com o software especialista, é possível gerenciar simultaneamente múltiplas filiais, fazendo orçamentos e acompanhando os indicadores de desempenho operacionais e financeiros com total segurança. Além de mapear erros e acertos da gestão e planejar novas estratégias de trabalho.

Investir em uma plataforma como o IW Senior pode alavancar sua ILPI a outros níveis, gerando credibilidade e grandes resultados.

Agora que você sabe a diferença entre sistemas de automação e sistemas de gestão, que tal conhecer um pouco mais sobre o IW Senior? Fale já com nossos especialistas.