fbpx

Saber como a equipe de atendimento de home care deve fazer no primeiro contato com a família do paciente é importante.Existem situações que não são simples e demandam atenção, mas devem ser encaradas.

Ter um paciente em home care é complicado, porém a equipe de atendimento está lá para auxiliar. Sendo assim, é importante que tenha algumas atitudes e que faça com que a família se sinta mais tranquila.

O objetivo principal do texto é mostrar cinco atitudes que a equipe de atendimento de home care deve ter. Em seguida, é apenas aplicar e fazer com que o time de trabalho saiba exatamente o que deve ser feito.

Afinal, como a equipe de atendimento de home care deve fazer no primeiro contato com a família do paciente?

Em primeiro lugar, todo atendimento pode ser padronizado, mas precisa entender as necessidades que aquele cliente tem. Dessa forma, confira a seguir cinco regras para a equipe de atendimento de home care seguir:

1- Ouça tudo o que eles têm a dizer: Se atente a cada dúvida tida

Quando alguém pensa em atendimento, antes de mais nada, é primordial prestar atenção em um ponto: a comunicação. Bem como, é preciso entender os dois lados de uma comunicação e a seguir veja do que se trata:

  • Emissor– Se trata daquele que está falando e, obviamente, emite algum tipo de informação no ato de se comunicar.
  • Receptor– Aquele que ouve o que está sendo falado recebe a informação e por isso tem esse nome.

Primeiramente, é preciso ouvir tudo aquilo que está falado e por isso a dica é prestar atenção no que está falado. Um dos maiores erros é não se atentar a esse fator e acabar descobrindo que é pouco para o que está sendo feito.

Na hora que a equipe for ouvir aquilo que está sendo tido, é preciso estar atento e não proceder de outra forma. Da mesma forma, parece algo trivial, mas várias pessoas não tem atenção nisso e acabam sofrendo os efeitos.

2- Responda como o serviço melhora a qualidade de vida do paciente: Explique os detalhes mais importantes

Agora que você já aprendeu que ouvir o que a outra parte fala é essencial, concorda que é preciso ir além!? Entretanto, há um passo seguinte e se trata de passar a informação correta, acima de qualquer outro atributo.

A equipe de atendimento de home care deve passar as informações pedidas pelos familiares do paciente. Juntamente com esse fato, a melhor opção disponível é explicar os detalhes sobre cada tipo de tratamento.

Vale lembrar um fato: tudo deve estar de acordo com a pergunta que o emissor fez para a equipe de atendimento. Ou seja, é necessário estar ciente disso e procurar não se alongar demais nas respostas para as questões.

Um dos erros mais comuns é a falta de objetividade e acredite: pode “encher a cabeça dos usuários” por ser prolixo. Mas, tenha calma, porque a próxima dica é justamente para fazer com que você possa saber o que deve ser feito.

3- Seja objetivo: Tudo o que cliente deseja é ter acesso às informações

Aprender a ouvir tudo o que o cliente tem a dizer é válido, porém responder como o serviço efeito também é fundamental. Contudo, é preciso chegar ao tópico três e lembre-se: a objetividade deve ser uma característica presente.

Ser objetivo é válido e tem um motivo: as informações são passadas sem “cansar a cabeça dos familiares dos pacientes”. Afinal, as pessoas podem não estar com paciência para ouvir uma quantidade alta de dados.

Quando for a hora de orientar a equipe de atendimento de home care, busque ser o mais objetivo possível. Ainda mais atualmente, é preciso tomar cuidado com um ponto: “ser seco demais” e não passar as informações.

O ideal é buscar o equilíbrio e não ser nem prolixo demais, tampouco ser alguém direto em demasia. Ao ser bem equilibrado, a tendência natural é conseguir que os familiares sejam orientados da maneira adequada.

4- Demonstre as credenciais daquele trabalho: Convença pelo exemplo

É chegado o momento de ultrapassar aquela visão tida e a melhor opção é mostrar as credenciais do trabalho. Da mesma forma, a equipe de atendimento de home care deve seguir três passos e são os seguintes:

  • Tire as dúvidas– Na hora de tirar todas as dúvidas, mostre as credenciais existentes para que a contratação seja sacramentada. Portanto, esse passo deve ser feito com o máximo de cuidado possível.
  • Mostre a qualificação profissional– Se o time de trabalho for demonstrado corretamente e uma dica: a qualificação deve estar presente e tem a proposta de trazer diferenciais para a apresentação.
  • Tenha paciência para explicar tudo– Perguntas serão feitas e podem ser de todas as origens, porém é preciso responder a todas. Simultaneamente, cada colaborador deve ser o mais paciente possível.

Na hora de evoluir a equipe de atendimento de home care, invista em vários tipos de treinamentos para que melhore. Nesse cenário, investir nisso é a alternativa mais interessante e traz vantagens o trabalho a ser feito.

5- Entenda o momento de fragilidade do cliente: Acima de tudo, é uma vida que será tratada

Por fim, mas não menos importante, é fundamental entender a fragilidade que o cliente passa e pode variar. Alguns são mais tranquilos e sabem que aquela é a última opção, porém outros podem ser até mesmo agressivos.

Entender esse cenário é a melhor alternativa e faz com que as respostas sejam em um tom mais ameno. Contudo, a objetividade deve ser utilizada e a ideia é ser educado, coeso, paciente e passar todas as informações.

Mostrar ao cliente que uma vida será tratada é o melhor caminho e já foi mostrado no passo anterior. Lembre-se: é preciso se atentar a todos esses fatores e a tendência natural é ter um atendimento mais eficiente.

A gestão depende de um processo eficiente e serve, também, para as casas de longa permanência. O mais importante é que a sua equipe de atendimento de home care esteja treinada para saber o que deve ser feito.