fbpx

Aprender quais são as 7 dificuldades da Gestão Hospitalar é fundamental para que o gestor saiba os pontos de atenção. O cenário em 2020 tem se mostrado bem complicado e evidenciou a importância de gerir corretamente.

Quando alguém pensa em um negócio hospitalar, é frequente imaginar médicos, pacientes e equipamentos. Afinal, a função principal é cuidar das pessoas e auxiliar na recuperação de cada paciente que foi atendido.

A realidade é diferente do pensamento citado acima, pois as dificuldades da Gestão Hospitalar orientam para outros caminhos. Dessa forma, confira a seguir as informações para entender quais são as “pedras do caminho”.

7 maiores dificuldades da Gestão Hospitalar

Ter a Gestão Hospitalar eficaz é a meta de muitos gestores, mas existem as dificuldades e elas precisam ser superadas. No entanto, há dois pontos que precisam ser estudados e a seguir confira quais são eles:

  • Acompanhar os resultados em tempo real é o primeiro passo, porque é o que permite descobrir possíveis desvios;
  • Enxergar todos os colaboradores como uma unidade é fundamental, pois possibilita dar mais união a equipe de trabalho.

O mais importante é conhecer quais são as dificuldades da Gestão Hospitalar e a forma de superar uma por uma. Ainda mais atualmente, já que 2020 trouxe dificuldades, conheça os pontos que são mais críticos.

Explosão de custos

Em primeiro lugar, os custos não devem explodir e podem prejudicar bastante o negócio, ocasionando até na falência. Se um custo está elevado e não tem nenhum motivo aparente, é sinal de que é preciso estudá-lo com atenção.

Dentre as dificuldades da Gestão Hospitalar, essa é a mais perigosa e que pode levar a um ciclo vicioso. Por não ter capital para cobrir as despesas, é preciso recorrer a um empréstimo e que pode não ser pago, e “aí já viu”.

O mais indicado é manter os custos baixos e deixar uma reserva, porque os momentos de dificuldade podem acontecer. Em outras palavras, é melhor prevenir do que remediar e se manter preparado para os momentos difíceis.

Qualificação técnica e motivacional dos funcionários

Primeiramente, todos os colaboradores devem ser constantemente treinados e o foco é desenvolver as habilidades. Sendo assim, a sua equipe lida com a vida das pessoas e esse é o bem mais precioso de qualquer ser humano.

Grande parte das dificuldades da Gestão Hospitalar podem ser vencidas e basta apenas trabalhar o nível dos funcionários. Por exemplo: mostre a importância que cada colaborador tem para o seu time.

Acredite: os custos do treinamento são menores do que o retrabalho e risco que a falta de cuidado pode ocasionar. Se os clientes perceberem que a sua equipe tem um mau atendimento, como impactaria o seu negócio?

Falta de equilíbrio entre receitas e despesas

Em grande parte das empresas, a principal dificuldade é equilibrar as receitas e as despesas do negócio. Por outro lado, a falta de cuidado nisso pode ocasionar problemas financeiras e culminar até no fechamento do negócio.

Para conseguir que o enfretamento seja correto, é preciso investir em um setor contábil que seja de qualidade. Por mais que, à primeira vista, possa parecer complicado e difícil, existem boas opções de softwares que auxiliam.

A principal para superar as dificuldades da Gestão Hospitalar, especialmente, essa, é ter um controle financeiro eficaz. Em outras palavras, é preciso registrar cada entrada e descobrir qual foi a saída daquele recurso.

Agressividade de clientes e seus familiares

Embora possa até existir um motivo para querer “responder no mesmo tom”, a realidade é que os colaboradores devem resistir. Portanto, não adianta responder um insulto e querer debater com os usuários, pois não vai adiantar.

Naquele momento é preciso manter a calma e entre as dificuldades da Gestão Hospitalar a agressiva dos clientes está presente. Ao mesmo tempo, os familiares podem “participar” e o principal é manter o equilíbrio emocional.

A gestão deve investir em treinamentos e contribuir para que a equipe de colaboradores saiba como resistir aos insultos. No final do dia, o colaborador pode ir para casa tranquilo e não ficar pensando naquilo que aconteceu.

Aumento do investimento em informática e equipamentos médicos com maior sofisticação

Uma das maiores dificuldades da Gestão Hospitalar é manter o investimento em informática e não prejudicar as finanças. Assim, boa parte do funcionamento de uma clinica depende diretamente dos computadores.

Os equipamentos médicos sempre são atualizados e trazem sofisticação no uso, porém isso impacta outros setores. Da mesma forma, o segredo é usar a criatividade e buscar estratégias que não diminuam os riscos inclusos.

Uma dica é fazer parcerias com lojas de computadores e fabricantes de equipamentos ou mesmo dar os equipamentos antigos a base de troca. Por meio de estratégias inovadores, é possível diminuir o impacto financeiro.

Inexistência de profissionalização e falta de capacitação dos gerentes de R.H.

Entre as dificuldades da Gestão Hospitalar, à princípio, essa é uma das mais presentes e que menos atenção tem. O foco principal de toda clínica é a equipe médica, porém os demais profissionais devem estar preparados.

Seja para atender um paciente ou o parente dele e até mesmo para capacitar mentalmente os demais colaboradores. Igualmente, trabalhar em hospitais e em clinicas é lidar com problemas de saúde, podendo ser toxico para alguns.

Quando há a profissionalização do setor de Recursos Humanos e a capacitação adequada dos gestores de RH, é possível tratar melhor os colaboradores e é disso que o resultado interno pode melhorar.

Necessidade de investir, mesmo em um momento de dificuldade financeira

Imagine o cenário de 2020 e que englobe a Pandemia, porque fica simples de entender um ponto: a dificuldade. Contudo, mesmo com as complicações financeiras os investimentos precisaram continuar e não baixaram em nada.

Um gestor da área hospitalar deve saber disso e precisa estar preparado, pois a busca por soluções será comum. Bem como, a inovação deve estar presente e permeia o caminho, uma vez que pode trazer diferenciais competitivos.

No final das contas, as dificuldades da Gestão Hospitalar têm o mesmo princípio que os erros médicos: não pode servir como desculpa. Enfim, qualquer errinho é fatal e pode gerar consequências bem perigosas.

Faça sua parte!

Gostou? Compartilhe!

PLANO SI no Youtube

Acesse nosso canal no Youtube e saiba mais!

Nossa página: http://iwsoftware.com.br/

Blog: http://iwsoftware.com.br/blog

Facebook: https://www.facebook.com/iw.softwaresinteligentes

Instagram ☛  https://www.instagram.com/iwsoftware/

#gestao #iwsoftware #gestaohospitalar #homecare